“Grande período da história de Cariacica se perde no vácuo das cogitações lendárias.” Omyr Leal Bezerra

sábado, 26 de maio de 2012

João Bananeira

Por causa da distancia da região rural de Cariacica até o Convento da Penha, os moradores da região passarão a fazer uma festa para celebrar o dia da padroeira do estado. No tempo da escravidão os negros não podiam participar das procissões dos brancos, assim para não serem reconhecidos pelos seus senhores durante os festejos de Nossa Senhora da Penha, eles se cobriam com palha de bananeira, tecidos e mascaras, surgindo assim o João Bananeira, uma das figuras mais importantes do folclore cariaciquense. Alguns dizem que mulheres se fantasiavam de João Bananeira para participar da festa sem se preocupar com o protocolo.

3 comentários:

  1. Não acho que isso seja lenda porque sabemos que na nossa história e até nos dias de hoje sempre tem uma parte da população privilegiada que participa de algo de suma importância dos fatos ora políticos ora religiosos.

    ResponderExcluir
  2. Foquei na inteligência e criatividade do nosso povo ao criar subterfúgios para realizar seus sonhos, suas vontades, suas crenças. A luta de um povo que não se reprimiu com toda a repressão. Palmas aos nossos ancestrais negros, caboclos e a toda miscigenação CAPIXABA!

    ResponderExcluir