“Grande período da história de Cariacica se perde no vácuo das cogitações lendárias.” Omyr Leal Bezerra

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Capitão do Mato

Capitão do Mato ou Caboclinho da Mata são nomes dados aos Caiporas das matas do Moxuara e redondezas, porém estas entidades estão mais associadas à proteção da flora do que a proteção da fauna, ou seja, enquanto o Caipora protege a vida animal da floresta o Capitão do Mato protege as árvores.

O Capitão do Mato tem uma relação tão íntima com as árvores que podem até conversar com elas, tendo um enorme ciúme delas e de seu território. Segundo a lenda os capitães do mato ganharam este nome dos escravos fugidos que entravam no território destas entidades, que iradas faziam os escravos se perderem e cair nas mãos dos capitães do mato que os caçavam.

Os capitães do mato aparecem na forma de um menino ou como um velho com a altura de uma criança, quando o Capitão do Mato descobre que há alguém andando pela sua mata, ele sai desembestado fazendo ruídos para assustar os invasores, uns dizem que ele até consegue mover as árvores para fazer os invasores se perderem, alguns os citam como homens sem cabeça, tamanha a ira destas criaturas, principalmente contra caçadores e lenhadores, dizem que eles chegam a babar de ódio, seu truque mais terrível é prender o invasor entre os maricás.

Assim como o Caipora, o Capitão do Mato tem fraqueza por cachaça e fumo e dar-lhe tais prendas é a forma de se livrar destas entidades, para isso o invasor deve deixar a oferenda em uma árvore e por vezes o próprio Capitão do Mato vem pedir fumo.

Nem sempre tal entidade é apresentada como má. Pela intimidade que Capitão do Mato tem com as árvores apenas eles sabem todos os segredos do poder medicinal das plantas e raramente os revela aos humanos. Os viajantes e comerciantes ofereciam fumo ao Capitão do Mato em troca de sua proteção durante a viagem, a entidade os seguia espantando os animais selvagens e malfeitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário